Wednesday, September 21, 2011

Efeito Leila Lopes

Embrulhado pela Ressaca do fim-de-semana “rijo”, e ainda sob a atmosfera festiva que me foi proporcionada pela realização do concurso Miss Angola na África do Sul, datado de 9 de Setembro de 2011 (sexta-feira), aproveitei o dia 12 (segunda-feira) para relaxar, almoçar com amigos e acompanhar os ensaios dos jovens que iriam representar Angola no Quinto Festival Internacional de Cultura (Internacional Culture Festival) da Universidade de Joanesburgo (University of Johannesburg). 
Aproveitei também para descansar e dormir cedo, de maneiras a recompor as forças de que muito necessitaria no dia seguinte. Se bem que quase que não resultou. 
 na terça-feira, fui literalmente acordado por uma boa notícia; a nova Miss Universo era a candidata Angolana Leila Lopes, a menina de Benguela. Mas como o cansaço ainda reinava um pouco, não me apercebi da magnitude da informação recebida, nem dos possíveis efeitos que a mesma poderia vir a causar então me deixei ficar mais umas horitas na cama. 
Após me levantar e sair para a rua reflecti sobre a notícia e comecei  a ver alguns efeitos da mesma, os mais visíveis eram a alegria e os sorrisos estampados no rosto da comunidade Angolana em Joanesburgo, e o aprumo “ descomum” com que as raparigas angolanas se apresentavam. Outro facto notável que não me passou despercebido foi a “gabarolice” muito bem feita por nós os angolanos as outras comunidades (Congolesa, Nigeriana, Moçambicana, sul-africana e por ai fora) 
Como  tinha factos constatados, e me encontrava de muito bom humor nem sequer me dei o trabalho de cogitar o quão difícil seria ter que “chachar”uma angolana depois da conquista da Leila, preferi mbora consultar o meu “sabe tudo” (Facebook) para me informar de como a notícia foi recebida em outras paragens, e então notei que os outros Mangurras (na banda e noutras diásporas) também estavam sobe o “Efeito Leila Lopes”. O que era bom. 
Reparei também que tudo e todos postavam mensagens de apoio e solidariedade para com a Leila devido a sua eleição, umas mensagens até eram engraçadas e um pouco descontextualizadas, mas enfim! Foi  que me lembrei que as pessoas que a felicitavam eram as mesmas que  meses atrás haviam-na criticado por supostamente não ter sabido representar a cultura angolana e ter dado “bandeiras” num Talk show (programa do Jô) da rede de televisão brasileira TV Globo. 
Mas isso não era “porrada”, até porque nas redes sociais como o facebook são democráticas, e as pessoas são livres de exprimirem as suas ideias e opiniões com base no respeito a pessoa/personalidade alheia. O problema é que muitas dessas pessoas diziam que desde o princípio deram forças a Leila e sempre acreditaram que ela pudesse chegar aonde chegou. Mas como então? Que acreditar é esse? Se essas mesmas pessoas nem sequer sabiam da data e do local de realização do concurso, e pelos vistos no momento da coroação da Leila deviam estar a dormir como eu (senão teriam postado mensagens de apoio antes e logo apôs a sua coroação) 
Se dar força é assim deixa estar . Se alguém realmente quisesse apoiar postaria suas mensagens antes da realização do concurso para que o mundo soubesse que da maneira que podíamos nós os angolanos estávamos na retaguarda a torcer pela “nossa”Leila. 
Não adianta estar aqui a tentar aparecer numa festa que não ajudamos a organizar e  porque a mesma está boa e bem organizada dizer que ela também é nossa. Podemos sim felicitar a Leila, festejar com ela, mas não vamos estar aqui a lhe (nem nos) mentir(mos) que desde o princípio estivemos com ela. Vamos mazé respeitar o que é alheio (o título da Leila), e para a próxima vamos apoiar e valorizar mais o que é nosso (Leilas, Sayovos, Pepetelas, Fayas, Djamas, Cabo Snoops, Paul Gs e outros mais) 
Epá, mas como o mal  está feito,  nos resta  aproveitarmos da alegria que a Leila nos proporcionou, para levantarmos a auto-estima do povo angolano, para afastarmos alguns fantasmas e algumas frustrações das nossas mentes, para lembrarmo-nos que o angolano é um povo capaz e aprendermos que somos mais capazes ainda quando estamos unidos. Vamos aproveitar também e convocar a Selecção Nacional da Farra para nos ajudar a festejar em grande porque a Leila merece. Mas o mais importante; vamos aprender com os “Efeitos Leila Lopes”, porque é disso que precisamos. 

Bem  haja Miss Universo 

By Hamilton Weza 

No comments:

Post a Comment