Valor Vs Preço
Em pleno Março- Mulher, um amigo filósofo (estudioso e assuntoso) escreveu no seu update do facebook a seguinte pergunta: “Darias uma bofetada na face da tua mãe por duzentos milhões de dolares?”
Assim que me deparei com o update concluí que das duas umas; ou o "polemicoso" do meu kamba queria apenas ter vários comentários no seu wall, ou queria realmente saber até aonde é que os seus amigos seriam capazes de chegar por duzentos milhões de $. Afinal de contas ele Estudou.
Como "Maka" me faz bem, não hesitei e fui rapidamente ler o que os outros "facebookeiros" haviam postado, para posteriormente deixar também o meu comentário. Para meu espanto deparei-me com uma orgia de comentários, orgia mesmo. Porque até onde eu tinha lido nehuma das pessoas que comentou levou em consideração o quão importante é uma mãe na vida dos seus filhos, e pela dureza dos comentários cheguei até a acreditar que se no facebook tivesse a opção de leilão, de certeza que muitos que ali comentaram não hesitariam em usa-lá para venderem as suas proprias mães.
Notei que a ambição e a ganância falaram mais alto que o respeito e a dignidade, e em pleno mês das mulheres dezenas de mães foram “facebookalmente” (virtualmente) galhetadas!
Após ler os comentários, pus-me a confabular comigo mesmo, viajei pelas minhas memórias da infância, e notei que estava-se a vender mães por muito pouco, e foi então que reflecti sobre dois conceitos, conceitos estes que nas aulas de Economia já tive algumas dificuldades em diferenciá-los; Valor e Preço.
Então compreendi que valor ( ou valor real) é a utilidade ou proveito que podemos tirar de um determinado bem ou pessoa, ou seja o valor exprime uma relacção entre as necessidades do indivíduo( fisiológicas, psicológicas etc) e a capacidade das coisas e de seus derivados, objetos ou serviços em as satisfazer. E preço é o valor monetário expresso numericamente que se associa a um determinado bem, mercadoria ou serviço.
Importa aqui também enfatizar que o preço varia em função (ou depende) do valor! Logo uma coisa (ou pessoa) em que não se sabe ou não se é possivel calcular o seu valor real torna-se difícil ou mesmo impossível definir-se o seu preço.
Já no caso das nossas mães, devido a uncalculabilidade do valor que as mesmas têm nas nossas vidas, e do respeito e honra que à elas devemos, é incompressível e até absurdo darmos-lhes um preço ( 200 milhões USD)
Séra que o amor que elas sentem e todos os esforços e sacrificíos que elas já fizeram por nós também só custa 200 milhões $?
É importante que nós os jovens usemos mais as nossas as cabeças, porque por vezes nos esquecemos que ressuscitando o nosso passado protegemos o nosso futuro, porque é o mesmo (passado) que muito define o futuro, e que não existe passado sem mãe, porque foi dentro dela em que tudo começou . Então valorizemos e preservemos as nossas mães para que tenhamos um futuro brilhante.
Nunca é tarde também lembrar que em nós, as mães encontram algo que lhes da força de viver, lutar e seguir em frente, algo que estariam disposta a morrer por. E que elas estaram sempre ai para nós sempre que precisarmos porque a alegria delas vive na nossa felicidade e sucesso.
As nossas mães quererem querem ser como os faróis que guiam os navios da nossa felicidade, para elas tambem somos como sonhos coloridos que voam pelos caminhos do mundo, e para nós elas deviam ser o mesmo!
//Mãe é uma daquelas coisas que nem o dinheiro compra. Tenho dito//
By Hamilton Weza
Você tem coragem em dizer só 200 milhões de dólares... Mas prontos! Estudaste!
ReplyDelete