Na banda Cuia Ya!
Na banda cuia sentir aquele calor insuportável, respirar aquele ar abafado, aguentar aquele engarrafamento chato, demorar 2 horas pra sair do São Paulo para o primeiro de Maio. Na banda cuia vender piteu, lavar carro, e urinar na rua.
Na banda cuia não ter luz, não ter agua, viver no predio que não tem elevador, mas cuia mais fazer gato, ter tanque de água e vender água nos vizinhos, ver os moradores dos predios a deitarem o lixo janela afora, porque tem preguiça de descer para despejar no contentor.
Na banda cuia ver prédios a cairem, as ruas todas mal – conservadas, estradas esburacadas, passeios mal calcetados, mas na banda tipo cuia mais quando chove.
Na banda cuia ver os fiscais a darem corrida nos zungueiros, a lhes receberem as mercadorias, e depois fazer as pessoas se perguntarem aonde é que as mesmas vão.
Na banda cuia ver os mais-velhos a chamarem os jovens desempregados de kunanga, e saber que os Kotas nada fazem para mudar essa situação.
Na banda cuia ouvir os Kotas a reclamarem que os jovens estão a beber muito, mas saber que eles também não ficam atrás, na banda Cuia ter sempre uma vizinha que vende birra.
Na banda cuia ver os mais-velhos a pegar as “ nossas catorzinhas” e como cuia, cuia ser mais-velho rapio, “gabiru”. Mas na banda tipo cuia mais ver os Pais a fazerem “Kumbu” com os Pedidos das filhas.
Na banda cuia ser chefe e namorar com a subordinada, cuia ter duas ou mais mulheres e ainda por cima algumas namoradas.
Na banda cuia engravidar e depois falar que o filho não é teu.
Na banda cuia ver os professores a fazerem alunos burros passarem no final de ano, em troca de dinheiro, para as panelas lá em casa não assubiarem. Na banda cuia dar gasosa no policia.
Na banda cuia saber que se não tens cunha estas F*d*d*, mas também cuia saber que tudo por nada é razão de negocio, na banda cuia ter micha, comissao, ter “tua parte”, fazer Kilapi, aguentar os outros, se armar em VIVO.
Na banda cuia saber que os coveiros roubam caixão, cuia ir "patar" nos obitos, combas e missas, mas cuia comparar qual é o óbito que bateu mais.
Na banda cuia saber que os jovens não gostam da escola, que poucos tem o hábito de leitura, e que as raras bibiliotecas existentes são pouco frequentadas.
Na banda cuia não saber ler, escrever mal, e escrever “ mbora “ como se fala
Na banda cuia comprar mota para ir se mostrar nas miúdas dos colégios, e também para facilitar os roubos, e as entregas de drogas.
Na banda cuia beber a torta e a direita, se meter em confusão, formar grupo, roubar, assaltar, lutar e matar.
Na banda cuia desafiar de quem bebe mais, quem veste mais e quem tchila mais, na banda tambem cuia ir para a discoteca e ser barrado pelo porteiro porque o mesmo quer aparecer.
Na banda cuia sair do jango veleiro la pras 3 da manha, bem grosso e ir parar no hoji-ya-henda a procura de Kabrite. Na banda cuia chegar atrasado nos encontros, bodas e outros convívios.
Na banda cuia ver todos na luta para comprar convites dessas festas de fim de ano na ilha, também cuia saber que 2 dias antes da festa os convites ja custam 400usd, mas cuia mais saber que ainda corres o risco de não conseguir o convite porque não és “laton”.
Na banda cuia ir de ferias e ver que quase nada mudou
Na banda cuia estar no trabalho e ter tempo pa txilar no facebook, msn, twitter, bandoo e estar a ler essas tolices que eu escrevo aqui.
Na banda cuia se gabar que o meu pai é o fulano (quando é) e mentir que é o beltrano (quando não é), mas também cuia fingir que tens kumbu, e que vives a “La Garde ”.
Na banda tudo cuia, e até o que não cuia também já cuia.
Na banda cuia só por ser na banda
Na banda cuia Ya
By Hamilton Weza
No comments:
Post a Comment