Em
tempos ouvi que um kamba de infância e colega no
ensino primário acabara de se formar, então peguei
o telefone liguei-lhe a fim de congratular-lhe e meter a
conversa em dia. No meio da conversa falei que estava contente pelo
facto dele ter terminado a sua formação acadêmica, e
que me sentia com uma certa "inveja" , mas desejei-lhe
muita sorte no seu novo percurso.
Bom
amigo que era, e notando que de certa forma eu estava triste, e com o
intuito de me alegrar, meu Kamba disse-me
que ser formado não era um mar de rosas, e que
a formação vinha com certos malefícios, então pusemo-nos
os dois a sabular e a
divagar na procura dos tais malefícios.
Os malefícios por nós encontrados, se bem que não estão por ordem cronológica são os seguintes :
Estas a ficar kota, e tens que começar a ter uma coisa chamada juízo , ou pelo menos fingir que tens; o que não é fácil em nenhum dos casos. Ahm.. e o pior de tudo é que um dia vais ter mesmo esse tal de juízo .
Já não podes pedir Kumbu aos teus Pais a torta e a direita, e ainda corres o risco deles te pedirem algum
Tens que começar a trabalhar e ganhar dinheiro com o teu próprio esforço (o que é nojento)
Já não vais a escola, e se vais já não te Kuia como antes, porque deves estar a fazer uma pós-graduação ou a ensinar (ambas coisas chatas)
Já não podes inventar um livro ou outro materiail didáctico para sacar dinheiro dos teus Pais, ja não podes se facturar aumentando o preço das propinas, ou dizendo que deixaste uma cadeira e que para fazer o recurso tens que pagar X ou Y
Já não podes pedir dinheiro aos teus Pais para ir passar as férias no País X ou na provincia Y.
Já não terás amigos (daqueles de verdade mesmo; que cabulam contigo e te deixam copiar deles nas provas), apenas terás colegas de trabalhos, que estarão contentes por não seres melhor do que eles.
Já não terás amigos que tu vais para casa deles( ou eles para a tua) com o objectivo de estudar para a prova do dia seguinte, e em vez disso ficam na conversa, bebem dormem, e acordam atrasados para a prova.
Terás colegas de traballho mais-velhos que tu, e que te encherão a cabeça com conselhos que você não pediu, e em momentos que não queres ouvi-los.
Já não tchilarás nos dias de semana, contando que a aula do dia seguinte é de uma disciplina que dominas, ou pouco importante! Já não arriscarás tchillar nos domingos. porque segunda tens que ir Bumbar
Já não terás professores, que te motivam (e até andam atrás de ti) para fazeres os teus trabalhos, e que por vezes ainda te deixavam entregar os mesmos uns dias depois do prazo definido, mas sim um CHEFE que exigirá que faças os teu trabalhos bem feitos e entregues a horas.
Já não terás varios professores, em que se um não gostar de ti talvez os outros gostem, pelo contrario terás um CHEFE que se não for com a tua cara estás FO#*&.
Já não terás farras com amigos, terás jantares/ almoços /encontros de negócios, em que não poderás encher a cara ou chachar a dama da cadeira ao lado.
Estás mais proximo de ter mulher e filhos, que te darão dores do coração, da cabeça e do bolso.
Vais te tornar num Fresco, cheio de tiques e não-me-toques, vais perder toda tua expontaneidade, e vais te tornar num autêntico chato.
Teras filhos que também estarão a se formar e que depenarão os teus bolsos, terás que viver com a idéia de que estas sustentar vagabundos... Ooops estudantes que estão a ter a " boa má vida " de estudante que um dia tiveste e que gostarias de voltar a ter mas já não podes. Não Podes Mesmo!!!!
Descobrirás que as piores coisas (provas, trabalhos, pesquisas, dissertações) que fizeste na tua vida estudantil, é que te conduziram a essa vida miseral,mas descobrirás tarde.
Terás que
dar o exemplo,dar conselhos, defender idéias e
coisas das quais você se
calhar não concorda nem sequer compreende ou acredita
(o que não é fácil)
Já não serás aquele "vagabundo" feliz!!!
Bem haja os formados!!!!
By Hamilton Weza